quinta-feira, dezembro 06, 2012

PS apresenta proposta para marcação de locais para Autocarros na Cidade

Considerando que desde há vários anos, uma das discussões mais recorrentes, no que à fixação de turismo na cidade, versus a sua única passagem pelo Convento de Cristo, tem animado todos os atores locais e os players nacionais relacionados com os circuitos turísticos, é a da paragem dos autocarros de turismo na cidade;

Considerando que o Município tem efectuado nos últimos anos, substanciais investimentos na melhoria do acesso e da fruição do Convento de Cristo e da sua envolvente. Serão aliás, mais de 8 milhões de euros o global de todo o investimento realizado neste enquadramento;

Considerando que o número de visitas ao Convento de Cristo está estabilizado num valor que oscila entre os 150 e os 180 mil e as visitas à cidade, medidas pelas entradas na Igreja de S.João Batista ou na Sinagoga, variará entre os 20 e os 40 mil, valor que demonstra a “fraca atractividade” ou frequência da “vila de baixo”, em relação à “vila de cima”;

Considerando que a dificuldade da paragem de autocarros na Cidade não pode ser dissociada desse fato, pelo que urge encontrar uma solução, mesmo que provisória e tendo em conta as dificuldades financeiras presentemente vividas no país;

Assim se propõe, que a Câmara Municipal de Tomar, na prossecução da sua missão pública de promoção do desenvolvimento económico, delibere que:

1 – Os serviços da autarquia estudem possíveis localizações para tomada e largada de passageiros, bem como para estacionamento, gratuito pelo máximo de 4 horas de autocarros de turismo;

2 – Que sejam tidas em conta as seguintes hipóteses de localização nesse estudo:

a)      Avenida General Bernardo Faria, em S.João Batista, entre a Delegação de Saúde e a entrada para o antigo Quartel do RI15, para efeitos de eventual parqueamento temporário, na horizontal;

b)      Entrada da Mata Nacional dos Sete Montes e Rotunda junto ao Largo do pelourinho, para eventual tomada e largada de passageiros;

c)       Início da Estrada do Prado, junto à fonte de S.Gregório, para eventual tomada e largada de passageiros e/ou parqueamento temporário, na horizontal;

d)      Junto à sede da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, na Rua major Ferreira do Amaral ou junto à antiga entrada para o Colégio Feminino, na Rua Marquês de Pombal, para tomada e largada de passageiros – esta última obrigaria a permitir o trânsito de autocarros de turismo pela Ponte velha;

e)      Na Avenida Marquês de Tomar, em diversas localizações, para tomada e largada de passageiros e/ou parqueamento temporário, na horizontal.

3 – Que o estudo tenha agregado uma estimativa financeira necessária à sua implementação, considerando nomeadamente a sinalética local e indicativa, a colocar nas principais entradas da cidade, bem como nos principais cruzamentos até às localizações previstas;

4 – Que tal estudo seja presente a reunião de Câmara, para análise, debate e eventual decisão, no prazo de 60 dias.