sexta-feira, maio 02, 2014

PS exige inicio da revisão do Plano Diretor da Água e Saneamento

MOÇÃO

A política de água e saneamento é crucial no contexto das autarquias locais, sendo estratégico para o desenvolvimento económico e sustentável dos concelhos e das regiões.

No concelho de Tomar o importante serviço público de água e saneamento está a cargo dos SMAS – Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, que estão regulamentados a nível nacional pela Lei nº50/2012 de 31 de Agosto.

Os SMAS têm um conjunto de documentos orientadores e estratégicos que estão datados pelo tempo e na sua maioria com mais de 10 anos que importa rever.

O Plano Director da Água documento central sobre o abastecimento em alta e baixa no concelho, é do ano 1999. O Plano Director de Saneamento data do ano de 2002. O Documento de Enquadramento Estratégico dos SMAS está datado de 2009, tendo sido elaborado no contexto do QREN – Quadro de Referência Estratégica Nacional.

Com as alterações económicas, sociais e demográficas do concelho, assim como com os novos paradigmas do Portugal 2020 importa o Conselho de Administração dos SMAS rever os documentos de planeamento e de estratégia para o sector.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Tomar, reunida no dia 30 de abril propõe que junto do Conselho de Administração dos SMAS sejam realizados os esforços necessários para a revisão do Plano Director da Água, Plano Director de Saneamento e do Documento de Enquadramento Estratégico dos SMAS.

Apresentada pelo grupo municipal socialista e aprovado por unanimidade