domingo, maio 11, 2014

PS QUER CENTRO ESCOLAR NA LINHACEIRA E MERCADO ABERTO ATÉ FINAL DO ANO

O secretariado da concelhia do PS, torna público o seguinte:

1 – Conforme divulgado publicamente há mais de uma semana pelo Município, dentro de uma política de transparência e verdade, o prazo médio de pagamento (resultado da divisão entre a dívida média do trimestre e as compras efetuadas), aumentou na passagem do 3ºTrimestre para o 4ºTrimestre de 2013, refletindo o esforço de contenção da despesa (compras realizadas) e o começo do lançamento de toda a dívida existente muita ainda por registar. Apesar disso, neste período há ainda a assinalar uma redução nominal da dívida em cerca de 1 milhão de euros, refletindo também a decisão de começar a pagar especialmente aos fornecedores locais e a renegociação das dívidas com maturidade superior a 90 dias. O PS apela a que a Câmara mantenha esse esforço e que continue a fazer da verdade e da transparência o mote para um relacionamento sério com a população, evitando a contabilidade criativa do passado.

2 – O PS reafirma o seu total empenho na construção do novo Centro Escolar da Linhaceira, conforme aliás tem sido sempre reafirmado pela presidente de Câmara, dentro das limitações financeiras atualmente existentes. A necessidade da realização de novo projeto, adaptado às necessidades reais da população e à gestão e equilíbrio da rede escolar para as próximas décadas, torna-se assim obrigatório, uma vez que o projeto deixado pelo anterior executivo não é exequível. Apesar das eventuais dificuldades de ser financiado por candidaturas comunitárias, deverá esta construção, ser sempre assumida pelo Município.

3 – Ainda na avaliação do parque escolar do Concelho, o PS exige que o Governo inclua as Escolas de sua responsabilidade, no esforço de remoção dos telheiros e coberturas com fibrocimento e corrija assim a lista pública já divulgada para intervenção neste Verão, onde não consta nenhuma das escolas de Tomar.

4 – O PS exige que a câmara promova a imediata estabilização do projeto de intervenção no Mercado Municipal, o qual vem sendo sucessivamente alterado desde o início das obras há mais de nove meses, para que seja possível ainda este ano, proceder à sua devolução à população, após quase quatro anos de encerramento.

5 – O PS apela a que toda a população participe na discussão pública que se irá iniciar sobre o estacionamento tarifado, para melhorar a proposta inicialmente apresentada, meramente indicativa, com o objetivo de criar condições para o aumento da segurança do centro histórico, promover a acessibilidade e a mobilidade na cidade, valorizando o comércio local, a justiça entre os moradores das futuras zonas tarifadas e promovendo um estilo de vida sustentável e com qualidade, numa cidade de vocação turística como Tomar é, e pretende continuar a ser.


6 – O PS apela finalmente a todos os partidos com representação municipal para que possam contribuir para a melhoria do apoio à cultura e ao desporto, com a revisão urgente das suas normas de apoio, a qual deve ser iniciada ainda antes do verão, para que as novas regras possam entrar em vigor a tempo da organização do ano de 2015 e também, para garantir uma forma justa de acesso das Associações à participação na Feira de Santa Iria, no contexto da criação do regulamento, que em breve será presente à Assembleia Municipal para aprovação.