sexta-feira, maio 16, 2014

PSD anunciou prematuramente a recuperação da economia nacional

Quebra do PIB no primeiro trimestre de 2014


Segundo a Estimativa Rápida do INE para o crescimento do PIB no primeiro trimestre de 2014, a economia nacional retraiu-se 0,7% face ao 4º trimestre de 2013.

O primeiro comentário do PS à divulgação deste dados foi que a queda do PIB contraria "mensagens de euforia" do Governo edeve servir de alerta para o Governo parar com os cortes nos rendimentos dos portugueses.

Como o PS teve oportunidade de alertar, alguns dos dados do ano passado não correspondiam a uma trajetória sustentável mas antes decorriam de efeitos muito específicos como o da exportação de combustíveis. Descontado esse efeito, infelizmente fica claro que a economia portuguesa não fez as reformas necessárias e não está a ter o desempenho que nos gostaríamos e para os quais, supostamente, forma feitos tantos sacrifícios nos últimos anos.

Conforme disse hoje o deputado Pedro Marques: “Esta é infelizmente a economia portuguesa à saída da ‘troika’”, lembrando as “expressões e as referências triunfais de milagre económico e as exportações como o porta-aviões da recuperação do país, que não ajudaram nada à situação do país”.

O Governo nada aprendeu e o que se conclui e é bom notar que o que mudou entre o último trimestre de 2013 e o primeiro de 2014 foi a adoção de 4 mil milhões de euros de cortes. [À custa das famílias portuguesas]
Com este desempenho dececionante, e não antecipado por nenhuma entidade ou comentador económico, a economia regride 13 anos, ficando ao nível de 2001.