segunda-feira, fevereiro 28, 2005

RETIRADA DE APOIO POLÍTICO AO VEREADOR JOSÉ MENDES

O Secretariado da Concelhia do PS de Tomar, analisadas declarações e posições políticas do Vereador José Mendes, entende que a partir desta data, não tem condições para continuar a manter o apoio político ao mesmo.

Aprovado por unanimiddae no Secretariado, aos 25 de Fevereiro de 2005

terça-feira, fevereiro 22, 2005

PARA O PS NÃO HÁ DUAS SEM TRÊS...

Analisados os resultados do Concelho de Tomar, o PS concluiu pelo seu reforço em todas as Freguesias do Concelho, ganhando em treze das dezasseis Freguesias, tendo ganho pela primeira vez na Freguesia de Carregueiros e em todas as Mesas das Freguesias de Sta. Maria, S.João Baptista e Casais.

Deste resultado histórico, o PS considera que estão criadas excelentes condições para a sua afirmação como alternativa firme e credível à Câmara PSD, pois todos os seus elementos averbaram históricas derrotas em Tomar, seja António Paiva (Presidente de Câmara), seja o Secretário-geral do PSD Miguel Relvas (Presidente da A.Municipal), o Presidente da Concelhia Carlos Carrão – que perderam para o PS, com mais de 3200 votos (13%) de diferença no Concelho. Os dois Vice-Presidentes da Secção local do PSD, António Rodrigues (Sta.Maria) e Jaime Lopes (Casais), foram também nas suas Freguesias fortemente castigados.

Sobre este aspecto foi aliás “anedótico” ver Carlos Carrão, no último dia de campanha a diambolar sozinho pelas ruas da Cidade, sintoma claro do isolamento a que está votado o PSD, depois de praticamente ter passado toda a campanha eleitoral sem ser visto, na Cidade e nas aldeias, ao contrário do PS, que manteve uma presença visível e forte nesta campanha eleitoral.

É aliás reflexo deste estado de espírito, a notória desorientação da Câmara PSD na gestão, por exemplo, do dossier “Estacionamento”, com a ParqT, como já o havia feito com o dossier “Queimadas”. Claramente que o PSD em Tomar chegou ao fim, não tendo já soluções para o desenvolvimento do Concelho.

O PS agradece aos Tomarenses as duas vitórias sucessivas que lhe deram (Europeias e Legislativas), esperando poder contar, também com o seu apoio para as SOLUÇÕES ALTERNATIVAS, que lhes irá continuar a apresentar até Outubro.

O PS de Tomar lamenta ainda, que na Freguesia da Serra se tenham verificado problemas, que levaram a que o Delegado do PS na Mesa nº1, tivesse tido que apresentar mais de 30 protestos orais e escritos e ditar para a acta protesto sobre um conjunto de irregularidades, que em nada dignificam a Democracia, mais de 30 anos depois do 25 de Abril.

Considera finalmente o PS, que depois destas duas vitórias, que enobrecem todo o Concelho, permitindo Tomar contar de facto no Mapa das decisões, existem todas as condições para uma terceira vitória: a dos Tomarenses, em prol do seu desenvolvimento social, económico e ambiental, apostando nos futuros autarcas socialistas, que nos próximos meses serão escolhidos.



Informação da responsabilidade do Secretariado da Concelhia do PS de Tomar

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

COMUNICADO DA CPC DE 19 DE FEVEREIRO

A Comissão Política do PS de Tomar, reunida no dia 19 de Fevereiro, decidiu tornar públicas as seguintes deliberações:

1. Foi aprovada a alteração do Observatório do Desenvolvimento, neste segundo ano da sua existência, passando a ser coordenado pelo Engº Leonel Graça, que ficou mandatado para proceder ao desenvolvimento da sua interacção;

2. Foi aprovada a reformulação do Secretariado da Concelhia, que passou a ser constituído pelos seguintes elementos:
Luís Ferreira – Presidente da CPC
Carlos Silva
José Pereira
Anabela Freitas
António Oliveira
Virgílio Saraiva
Jorge Franco
Fátima Duarte
Leonel Graça
Hugo Cristóvão
Hugo Costa (JS), com voto
Pedro Vasconcelos (Secretariado da Federação), sem voto

3. Foi aprovado, pela primeira vez, o Relatório de Actividades da Concelhia do ano de 2004 e apresentadas à CPC as respectivas contas de 2004 e o orçamento para 2005.

4. Foi ainda aprovada a seguinte Moção:

“O PS de Tomar, no momento em que o Prof. José Pereira cessou funções de colaboração na Protecção Civil, quer afirmar a forma profissional e dedicada, por todos os Tomarenses conhecida, que teve no decurso dos três anos em que exerceu essas funções.

O Prof. José Pereira dignificou enormemente pelo seu empenhamento e seriedade, quer o PS, quer o Concelho de Tomar, como estamos certos que o fará em futuras missões, que em nome de Tomar e do PS, venha a exercer.

No mesmo sentido, deseja o PS ao novo colaborador Nascimento Costa, as maiores felicidades na sua nova função.”

Informação da responsabilidade do Secretariado da Concelhia do PS de Tomar

domingo, fevereiro 20, 2005

OBRIGADO TOMAR

O Partido Socialista de Tomar agradece a confiança maioritária dada ao nosso Partido no Concelho de Tomar, reafirmando a sua determinação de continuar, como até aqui, não só a denunciar a gestão danosa do "Santana Lopes" de Tomar, como a propôr as soluções para o desenvolvimento futuro do Concelho.

Reafirma o PS a sua confiança na determinação dos Tomarenses no sentido de contribuirem, solidariamente, para a necessária mudança política, que já há vários anos urge fazer no Concelho, COLOCANDO TOMAR NO MAPA, DO LADO CERTO DO DESENVOLVIMENTO!

Para tal continuaremos, como até aqui, não só a denunciar as situações gravosas para o nosso futuro, como por exemplo o MILIONÁRIO CONTRATO DE CONCESSÃO DO ESTACIONAMENTO TARIFADO DE TOMAR, como a apresentar as soluções, que no nosso entender, conduzirão à melhoria substancial da vida dos nossos concidadãos.



Informação da responsabilidade do Secretariado da Concelhia do PS de Tomar

terça-feira, fevereiro 15, 2005

TRAPALHADAS DE ANTÓNIO PAIVA ADIAM ABERTURA DO PARQUE DE ESTACIONAMENTO

O Presidente da Câmara António Paiva, continua a fazer juz ao seu PSD - o das trapalhadas -, no caso da resolução dos problemas do trânsito e estacionamento na cidade de Tomar.

Previsto, mais uma vez, a abertura do Parque de Estacionamento (polémico) nas traseiras da Câmara, para o passado dia 14 de Fevereiro, tal não veio a acontecer, por continuar a não haver acordo entre a Câmara e a concessionária ParqT.

O PS de Tomar continua a defender a rápida abertura do Parque, certo que este depois de concluído há vários meses deve de estar ao serviço das populações e dos comerciantes.

Relembra o PS que o facto da Câmara das trapalhadas PSD não chegar a acordo com a concessionária tem a ver com a incapacidade de Planeamento aquando da assinatura do Contrato em 2000, concessionando 1.000 lugares em troca da construção do referido Parque, que aumentou apenas em 100 lugares, com um custo estimado por lugar de cerca de 9.000 contos.

Conforme denunciou há vários meses o PS, a posterior criação de mais 300 lugares de estacionamento no subsolo do Pavilhão Municipal, alterou de forma significativa as condições de exploração do estacionamento, nos termos definidos no contrato assinado, erradamente, por António Paiva.

O Presidente da Câmara quere-nos fazer crer que está agora a tentar encontrar uma solução boa para o Município, quando foi ele que criou o problema. Aliás esta estratégia é por demais conhecida: já o fez ao destruir o Pavilhão Municipal, privando o Sporting de Tomar de condições de sobrevivência, sem previamente encontrar alternativas; já o fez com o União de Tomar, avançando com a destruição do Estádio, sem haver previamente uma alternativa; em todas estas ocasiões o António Paiva das trapalhadas (à Santana), criou primeiro os problemas e depois procura fazer-nos crer que encontra as soluções.

O PS continua a defender que a prioridade dos Parques de Estacionamento deveriam ser os da periferia, articulados com uma rede de transportes públicos, tendo como espinha dorsal o Metro ligeiro de superfície, que interligasse prioritariamente os equipamentos hospitalares do médio tejo (Torres Novas, Abrantes e Tomar, passando pela cidade do Entronamento).

Neste contexto deveria ter sido elaborado um verdadeiro Plano de Mibilidade, para a Cidade e o Concelho e só depois desenvolvidas as acções conducentes ao retirar do trânsito do Centro da Cidade, valoriozando a acessibilidade das pessoas às zonas de fruição e comerciais do mesmo centro.

Quanto à solução para a trapalhada do relacionamento com a ParqT, o PS defende que dado o actual estado do Contrato a Câmara deveria de avançar com uma parceria com a empresa, no sentido de desenvolver, em conjunto com os outros Municípios do Médio Tejo, o Metro Ligeiro de Superfície.

Port tudo isto, entende o PS de Tomar, que a população deveria aproveitar a oportunidade da votação de Domingo, para dar um VERDAEIRO CARTÃO AMARELO a António Paiva, dando com o voto um claro sinal de desaprovação das trapalhada, que a exemplo de Santana, tem sido a sua gestão´, há mais de sete anos à frente dos destinos do Concelho de Tomar.

sábado, fevereiro 12, 2005

Comissão Política Concelhia - dia 19 de Fevereiro

Nos termos do Regimento da Comissão Política Concelhia, o Secretariado da Concelhia convoca uma reunião ordinária, para o próximo dia 19 de Fevereiro de 2005, pelas 15H30, na Sede do Partido em Tomar, com a seguinte ordem de trabalhos:

1 - Informações;
2 - Reformulação da Estrutura Interna do PS de Tomar (Secretariado e Observatório do Desenvolvimento);
3 - Apresentaçãodo relatório de Actividades e Contas do ano de 2004;
4 - Preparação do Orçamento do ano de 2005;
5 - Análise da situação política e outros assuntos de interesse para o Concelho.


Tomar, 9 de Fevereiro de 2005
O Secretariado da Concelhia do PS de Tomar

P.S. - Relembra-se todos os membros efectivos suplentes, com ou sem direito a voto, que a reunião começará meia hora depois, desde que presente um mínimo de um terço dos membros com direito a voto, efectuando-se o registo de presenças até meia hora após o seu respectivo início, sendo que o tempo máximo da reunião é de três horas, após as quais haverá novo registo de presenças. As ausências devem ser previamente anunciadas ao Presidente da CPC, no sentido de obviarem a perda de mandato e inoperatibilidade do órgão.

domingo, fevereiro 06, 2005

INÍCIO DA CAMPANHA ELEITORAL

No seguimento da iniciativa "Novas Fronteiras", realizada no passado fim de semana em Tomar, que contou com a presença de mais de cem militantes e simpatizantes, realizou-se um Jantar, com a presença do Eurodeputado António Costa, que apelou a uma grande mobilização, no voto, de todos os eleitores, junto do PS.

Vai assim amanhã começar a campanha eleiotral (dia 7 de Fevereiro), esperando nós que em Tomar, onde o PS teve em 2002 - 8.911 votos (36,8%), possamos vir a aumentar o número de cidadãos que ACREDITANDO EM PORTUGAL, escolham o Engº José Sócrates para Primeiro Ministro de Portugal.

E, quanto a nós a opção é muito simples: ou os eleitores do nosso Concelho continuam a votar, como em 2002 (PSD - 44,1% e CDS/PP - 8,7%), dando a responsabilidade à coligação de direita de Governar Portugal - prejudicando Tomar, ou por outro lado, concentram votos no PS, que no Distrito de Santarém é o único Partido à esquerda do PSD com possibilidades de aumentar o número de Deputados e assim contribuir para a derrota de Santana e Portas.

Em virtude do sistema eleitoral (injusto), votar em Tomar no Bloco de Esquerda ou no MRPP, em nada contribui para MUDAR DE GOVERNO, pois qualquer destas formações não conseguirá no Distrito o número de votos suficientes para eleger Deputados. Votar CDU em Tomar é desperdiçar votos pelo mesmo motivo: tendo a CDU um Deputado eleito por Santarém - garantido pleos votos que consegue - sempre - obter no Sul do Distrito o número de votos necessário para a sua eleição.

Em discussão estão portanto os restantes nove Deputados do Círculo Eleitoral de Santarém (actualmente 4 PS, 4 PSD e 1 CDS/PP). É aqui que o eleitor de Tomar tem a sua oportunidade: CONCENTRAR TODOS OS VOTOS de todos aqueles que não querendo novamente um Governo liderado por Santana Lopes, podem dar mais Deputados ao PS.

ELEIÇÃO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA EM 2002

Inscritos - 39.129 Votantes - 24.206 (61,86%) Nulos e Brancos - 585 (2,4%)

PSD - 10.679 (44,1%)

PS - 8.911 (36,8%)

CDS/PP - 2.098 (8,7%)

PCP/PEV- 962 (4,0%)

BE - 624 (2,6%) Outros - 347 (1,4%)

Nota: Estudos recentes realizados no Concelho de Tomar, envolvendo a avaliação do Governo e tendência de voto para as Legislativas, efectuado em todas as Freguesias do Concelho, apontam para os seguintes resultados (com uma margem de erro de 4,7%, para um intervalo de confiança de 95%) (Resultados não passíveis de divulgação pela Comunicação Social, nos termos da Lei que regulamenta as Sondagens e inquéritos de opinião):

PS - 45% PSD - 24 % BE - 5% CDS/PP - 4% CDU - 2% Outros - 2% Indecisos - 18%

Obviamente, o grande estudo realizar-se-á no dia 20 de Fevereiro de 2005!






Informação da responsabilidade do Secretariado da Concelhia do PS de Tomar