sexta-feira, janeiro 31, 2003

Compromissos Eleitorais de 2009

A. Preâmbulo



Um Programa Eleitoral não é uma construção teórica, retirada de umas noites de reflexão ou de uma maquete saída de um estirador, num momentod e inspiração: é um CAMINHO.


Em 2005, partimos de muitas das Propostas e Programas à Câmara antes apresentados, de 1997 e de 2001, bem como do "Plano Estratégico da Cidade de Tomar", aprovado pela Assembleia Municipal em 1997 e construímos a AGENDA PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONCELHO DE TOMAR, de onde retirámos o Programa de candidatura à Câmara de Tomar de 2005.


De então para cá, fomos apresentando nos orgãos do Município um conjunto de Propostas, que podem todas ser consultadas em http://www.tomar.psdigital.org/, que objectivando o Programa então apresentado, o fizeram evoluir.


Parte importante de propostas muito concretas, estão contidas no conjunto de Propostas "CONTRA A CRISE, A FAVOR DE TOMAR", apresentando 17 propostas concretas nas áraes sociais, economicas e do da melhoria administrativa, quase na totalidade recusadas pelo executivo PSD e muitas pelo grupo de independentes.


O COMPROMISSO ELEITORAL DO PS, é hoje portanto a súmula das Propostas, Ideias e Estratégias propostas durante estes anos de trabalho ininterrupto.





B. Ligação com o Governo e Investimento em Tomar


Naturalmente ninguém estranhará que muitas das realizações em Tomar, entre Abril de 2005 e o momento presente, tivessem tido o empenhamento e "lobing" dos socialistas de Tomar. O Governo do Partido Socialista, executando a estratégia do PS, motivado pela resolução de problemas sistemáticos e persistentes do Concelho de Tomar, tiveram quase sempre uma resposta rápida e eficaz para o seu desenlace.

Foi assim possivel promover durantes estes últimos anos:

- O encerramento de algumas passagens de nível e construção de viadutos sobre as linhas do Ramal de tomar e Linha do Norte;

- A instalação na Unidade de Tomar do Centro Hospitalar do Médio Tejo, da Unidade de Cuidados Paliativos;

- O financiamento à construção de 2 novos Centros Escolares de Casais e de Nuno Alvares Pereira;

- A generalização das Refeições Escolares a TODOS os alunos do 1ºCiclo e o Programa Escola a tempo inteiro, com actividades de Enriquecimento curricular para TODOS os alunos;

- A reconstrução QUASE TOTAL da velhinha Escola Industrial (Escola Jácome Ratton) - uma das 100 a nível Nacional;

- A reparação e pintura da frontaria do velho Colégio Nuno Alvares Pereira;

- A abertura do troço do IC3 entre a Atalaia (A23) e a Variante de Tomar (Moinho Novo) e o lançamento do Concurso para a Concessão do Pinhal Interior, que contemplará a conclusão do IC3 entre Alviobeira e Coimbra;

- A abertura do IC9 entre o IC3 e Carregueiros, a construção do troço até à Estação de Fátima e a adjudicação da Concessão Pinhal Litoral, que terminará o IC9 até à Nazaré em Julho de 2011;

- Através do Fundo Florestal Permanente, intervenção de qualificação e limpeza na Mata dos Sete Montes, apoio à instalação de Sapadores Florestais na Associação de Proprietários dos Templários, também criada no âmbito de uma Comissão da Assembleia Municipal, Presidida pelo PS;

- Instalação de um Mini-Campo na Associação das Serras da Sabacheira;

- Intervenções de qualificação para higiene e segurança em instalações desportivas, nas Associações de Vila Nova (Paialvo), Paço da Comenda e Linhaceira;

- Recuperação do telhado e paredes da Igreja de Carregueiros;

- Substituição da cobertura do Pavilhão Desportivo da ACR Santa Cita;

- Obras de adapatação do espaço cedido pelo Município para a nova Sede Social do Sporting de Tomar;

- Apoio à edicção do Díptico Coral, da Associação Canto Firme, de Fernando Lopes Graça e apoio à sua Internacionalização;

- Apoio ao Festival Internacional de Bandas e à Orquestra dos Templários;

- Instalação em Tomar da Loja PONTO JÁ;

- Apoio à Modernização Administrativa para as sedes das Juntas de Freguesia de Junceira, Asseiceira, Sabacheira e Beselga;

- Aumento durante 4 anos em mais de 1 milhão de euros nas comparticipações sociais para as valências de Centro de Dia, Creches, Lares e Apoio a Deficientes, no Concelho;

- Novo Centro de Actividades Ocupacionais do CIRE de Tomar;

- Nova creche da Gualdim-Pais, no Casal dos Frades;

- Comparticipação para aquisição de viaturas para as IPSS de Olalhas, Venda Nova, Paço da Comenda e Gualdim-Pais;

- Novo Tribunal de Trabalho de Tomar;

- Nova Esquadra da PSP de Tomar;

- Abertura do novo edifício das Finanças de Tomar.

C. 7 vertentes para ACREDITAR, TRABALHAR e VIVER em TOMAR



Investir na atracção e fixação de empresas, melhorando a mobilidade e fomentando o crescimento populacional.

Gestão participada—centrar nas pessoas, a aposta das políticas do Município. Orçamento participativo.

Eficácia dos Serviços—responder em tempo útil aos problemas dos cidadãos, associações e investidores.

Afirmação da identidade do Concelho—promover e valorizar o Concelho a nível externo

Implementação de uma Agenda XXI Local—Constituição do Eco-Parque do Nabão, melhorar o ambiente e ao apoio social

Novo Modelo de desenvolvimento—centrado no aproveitamento dos Recursos Humanos, do Município e do Concelho, estabelecendo parcerias com Escolas e com Empresas.

Terminar a Revisão do PDM.



D. 17 propostas para CUMPRIR TOMAR

http://pstomar.blogspot.com/2009/01/pacote-contra-crise-favor-de-tomar.html



E. Compromissos na Area Social e na Economia

http://pstomar.blogspot.com/2009/09/apostar-no-social-apostar-na-economia.html


F. Compromissos com o Ambiente

http://pstomar.blogspot.com/2003/01/ambiente-2009-2013-por-um-concelho.html


G. Compromissos com a Cultura e o Turismo

http://pstomar.blogspot.com/2006/09/contributo-do-ps-para-discusso-sobre.html

DESENVOLVER O TURISMO EM TOMAR

A aposta no turismo é decisiva para a cidade e o concelho de Tomar. Perdeu-se muito tempo e desperdiçaram-se grandes oportunidades para fazer do turismo uma base económica essencial para a nossa qualidade de vida.

O concelho tem recursos patrimoniais e humanos e uma centralidade geográfica que lhe permitem desenvolver o turismo ao ponto de recuperar a posição que teve e que perdeu na região com a indústria.

Existem oportunidades e condições para que o turismo proporcione desenvolvimento económico e social à cidade e ao concelho, gerando de forma sustentável rendimentos, empregos, negócios, cultura, educação e melhor qualidade de vida para a população e para as futuras gerações.

Há que lançar o processo de criação de riqueza pelo turismo, mobilizando as pessoas e as instituições para projectos que captem recursos financeiros e empreendedorismo para transformar os recursos humanos e culturais, o património material e imaterial, a paisagem e a natureza em bens e serviços que atraiam mais e melhores visitantes e turistas nacionais e internacionais, gerando uma economia do turismo sustentável.

O turismo cultural constitui hoje e no futuro a grande área de oportunidade e o grande desafio para criar uma indústria turística rentável e sustentável e com benefícios para as populações. O turismo cultural proporciona meios e motivação para manter e valorizar o património histórico e para desenvolver práticas culturais contemporâneas, enriquecendo o legado que vamos deixar para as gerações futuras.

Como já se confirmou, não basta ter o Convento de Cristo e esperar que o turismo se desenvolva por geração espontânea, os turistas passam por lá e não ficam na cidade, os negócios associados ao turismo não se desenvolvem, o comércio está decadente, o centro histórico não tem vida e cada vez temos menos turistas.

O uso e a apropriação do centro histórico pela população e pelos turistas é uma aposta decisiva que tem de ser assumida, programada e executada de forma sistemática, com a liderança da Câmara Municipal e o envolvimento das pessoas e das diversas instituições.

Não basta dizer que Tomar é a “Cidade Templária”, há que desenvolver o conceito e levá-lo à prática. Tomar tem condições para ser o grande centro da temática templária, com uma imensa visibilidade internacional, em termos culturais, científicos e turísticos. Este é um desafio central e tem sido uma grande oportunidade perdida por falta de visão e de praxis dos responsáveis da autarquia e das instituições que deviam gerir o turismo.

Tomar pode vir a ser um grande pólo de competitividade no turismo cultural se esse desafio for assumido. Além do imenso património do concelho e da região envolvente, dispomos do Instituto Politécnico, com competências e valências únicas no país no turismo cultural, na conservação e restauro, na arqueologia, na fotografia, na pintura e nas tecnologias da informação e comunicação.

Temos a sede da Associação Portuguesa de Turismo Cultural, já com uma projecção interessante e trabalho desenvolvido, temos uma Escola Profissional que prepara jovens para os serviços do turismo, temos a Templar com provas dadas na formação e na gestão de actividades de animação e de operação turística, temos o grupo de teatro Fatias de Cá com grande notoriedade e excelente trabalho, música erudita, a grande figura de Fernando Lopes Graça, jazz e outras artes do espectáculo, artesanato e folclore, doçaria conventual, etc.

Os recursos existem e são muitos, a grande questão reside na criação de condições para articular todos estes actores num processo sistemático organizado com visão estratégica e capacidade de gestão para gerar sinergias. Já se viu que não basta assinar protocolos e tirar a fotografia para publicar na imprensa local…E, além dessa aposta central no turismo cultural, é preciso apostar também na diversificação de ofertas – turismo de negócios, turismo de natureza, turismo rural, turismo activo e desportivo, recreio náutico, gastronomia e vinhos e eventos com grande projecção nacional e internacional.


H. Compromisso com a Organização Interna do Município

Reclassificação dos funcionários com formação adequada a novas ou valorização das suas actuais funções.
Prémios de Productividade, nos termos da legislação em vigor.
Fomento da Formação interna e externa, utilizando todos os tempos previstos na legislação (70-100 horas formação trabalhador/ano)
Reorganização das Divisões, tendo por objectivo a adequação de novo Quadro Orgânico ao serviço das Empresas, das Associações e do fomento económico.
Apoio social alargado aos funcionários em dificuldades, através de protocolo com a Associação dos Trabalhadores.
Desenvolver parceria para a melhoria do trabalho com a Comissão de Trabalhadores, promovendo uma cultura de segurança, empenhamento e serviço ao cidadão.
Criação da "Caixa de sugestões" interna.

I. Compromisso

Os candidatos do PS às autarquias do Concelho de Tomar, nas eleições de 2009, compromtem-se a ter uma atitude colaborante, no exercício dos seus mandatos, tendo por fim a salvaguarda primeira do interesse das populações do Concelho de Tomar.

Comprometem-se a agir com probidade, dentro de uma ética republicana de serviço público e tendo por divisa máxima a resolução dos problemas concretos das populações.

Comprometem-se ainda a desenvolver os valores da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade, para o cumprimento do seu Programa e do interesse geral da população.